16.09.2015 às 18h59
Há quase meio século que um homem espera sentado numa canoa na margem do rio Corubal.
Não tem nada.
Apenas a mágoa de ter sido abandonado, uma revista antiga e um velho cartão de combatente.
Espera pelos antigos companheiros que o venham buscar, junto às águas que servem de cemitério para dezenas de portugueses
5 DE FEVEREIRO DE 1969, CHECHE
Aquele rio parece calmo.
Mas tem mortos e vivos que querem ser levados para cá.
Em fevereiro de 1969, nove meses após ter sido nomeado governador militar da Guiné, Spínola manda retirar de Madina do Boé.
Era um esforço militar inútil.
Um quartel isolado a sul de Nova Lamego (hoje, Gabu), cortado por um rio, constantemente fustigado pelo PAIGC, colado à fronteira com Conacri.
Essa pequena língua de terra não valia o esforço militar.
Mas a travessia do rio Corubal iria ficar associada a uma das maiores tragédias militares portuguesas.
E Madina do Boé seria o local onde se proclamaria unilateralmente a independência, em 1973.
Ainda hoje é uma longa e penosa viagem até à passagem do rio Corubal.
De Bissau aponta-se a Leste até Gabu e é tudo alcatrão.
Umas horas de viagem.
Depois, em pista de terra vermelha, vira-se a sul de Conacri para Cheche.
Queríamos chegar a Madina do Boé.
Mais precisamente ao antigo quartel e ao monumento da independência que lá dizem existir.
Mas o Corubal não quis.
Do lado de lá está a jangada que consegue transportar viaturas.
Mas não atravessa porque o rio está cheio e a corrente forte de mais.
Só em outubro.
E o que atravessa?
São canoas, escavadas a um tronco, com um remador.
Levam até motorizadas, mulheres com bebés.
É uma operação de risco.
O remador avança furiosamente em direção a montante e é arrastado pela corrente até um ponto neutro.
Depois desse ziguezague é preciso repetir a operação até conseguir chegar à margem de lá.
Uns 200 metros.
É assim que se percebe o poder brutal da corrente do Corubal, que levou a vida a 47 militares portugueses na noite de 5 para 6 de fevereiro de 1969.
A companhia de Caçadores 1790 já tinha percorrido os 30 quilómetros entre o quartel e a margem, com forte apoio aéreo para não ser atacada.
O atravessamento do material militar e das viaturas foi feito exatamente com pirogas dessas, com lacas de madeira e um zebro de borracha a empurrar.
Foram 28 viaturas pesadas, 100 toneladas de munições, três autometralhadoras e 500 homens.
Já de madrugada, na última passagem, quando a jangada vinha carregada de homens, o comandante da operação decide mandar umas morteiradas para uns alegados locais do PAIGC.
Os homens a meio do rio entram em pânico por não saberem de onde vem a fogachada.
A barcaça começa a cuspir homens vestidos e carregados de munições.
Morreram 47.
A maioria ficou para sempre naquele rio.
Alguns foram enterrados nas margens.
E, contudo, há ali um que espera que o venham buscar.
Está sentado numa canoa.
Aliás, disse-o logo: “Sou fuzileiro especial português Silai, curso NATO, quero ir para Portugal.
Estou à espera que me venham buscar.”
Esta é uma das muitas histórias que se misturam em remoinho na margem do rio Corubal. Não tem nada.
Ou melhor, tem mágoa por ter sido abandonado pelos seus camaradas fuzileiros.
Mostra uma revista “Combatente” já muito usada com uma foto de uma reunião de antigos ‘fuzos’ da Guiné: “Somos colegas.”
Esteve fugido 20 anos para não ser morto.
“Andei pelo Burkina Faso.”
E o Burkina é muito longe.
E chegam outras pessoas que querem contar histórias.
No início, nada.
Agora saem como numa nascente de água, às golfadas.
Sobre a morte dos portugueses.
De como nos dias seguintes à tragédia apareceram uns helicópteros e não conseguiram levantar os corpos do rio, de como durante anos aparecerem malas e objetos...
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